Exclusiva para caminhões, Avenida Portuária é inaugurada no Rio.

Foi inaugurada pelo ministro da infraestrutura Tarcísio Gomes Freitas, nesta quarta-feira (28), uma nova via expressa exclusiva para veículos de carga na cidade do Rio. Com extensão de 3,2 quilômetros e mão dupla, a Avenida Portuária ligará a Avenida Brasil – na altura do bairro de Manguinhos – ao Portão 32 do Cais do Porto.

As obras para construção da via foram iniciadas em 2018, e o tráfego será liberado na manhã desta quinta-feira (29). De acordo com a Ecoponte, responsável pela execução do projeto, a expectativa para o tráfego diário na Avenida Portuária é de aproximadamente 2,6 mil veículos.

De acordo com o coordenador de operações da CET-Rio, Joaquim Dinis, a inauguração da Avenida Portuária também traz alívio para a região do Into e da rodoviária Novo Rio, já que os caminhões que se direcionam ao Porto não precisarão mais utilizar esses trechos.

CAMINHÕES GANHAM NOVO ACESSO

Para a empresa, o fluxo pode contribuir para o funcionamento de outras vias próximas ao Porto do Rio, como a própria avenida Brasil e a avenida Francisco Bicalho. A Ecoponte já tinha finalizado, em fevereiro de 2020, a construção da alça de ligação entre a ponte Rio-Niterói e a Linha Vermelha, também iniciada em 2018.

  • A expectativa é que trafeguem pela avenida cerca de 2,6 mil veículos diariamente. Com a nova ligação, a expectativa é que o tráfego melhore nas vias próximas ao porto. De mão dupla, a Avenida Portuária será exclusiva para veículos comerciais, sem permissão para carros de passeio, motos e coletivos.
  • A Avenida Portuária foi construída junto com a alça de ligação da Ponte Rio-Niterói com a Linha Vermelha. As duas obras tiveram investimentos de R$ 450 milhões, e geraram cerca de 1,5 mil empregos diretos e indiretos. Os dois empreendimentos são os principais do atual contrato de concessão da Ponte.